Internet Vs. Justiça

By PCN
É impressionante como a Justiça brasileira demora em fazer as coisas, e quando faz... Faz bosta! Ok vou explicar o motivo da minha revolta, contando alguns fatos para vocês.

Ano passado a Cicarelli resolveu transar com o namorado. Beleza, na idade dela, com a beleza dela, nada mais natural. Mas ela resolver entregar seus dotes ao namorado no meio da praia, como se ninguém estivesse ali para ver... Mas tinha gente ali. Um paparazzi filmou tudo e colocou na net (Rá!). Ok, todo mundo com vida social viu a porcaria do vídeo, então a moça resolve entrar na justiça. Ok direitos dela, difamação e tudo mais. Seria normal se ela processasse o paparazzi, mas não ela resolve processar logo o YouTube, talvez o menos culpado na história toda! E a justiça? A justiça bloqueou o Youtube! Isso, durante alguns dias ninguém no Brasil tinha acesso ao site! Mas a moça acabou se ferrando, o caso acabou recebendo maior repercussão e o vídeo dela foi cada vez mais divulgado em outros veículos.

Tudo bem, brasileiro que é brasileiro não desiste nunca, então no meio do rolo foram aparecendo “métodos” de visitar o site (eu particularmente usei o Tor). Mas isso não faz com que a atitude da justiça tenha sido menos deplorável.

Um tempo atrás algumas pessoas foram presas por oferecer conteúdo na Web de graça. A policia federal perseguiu (e ainda persegue) os famosos uploaders, aquelas pessoas que colocam o conteúdo dentro da rede. Sites de legendas sumiram, fansites de animes (principalmente os que estão na moda, estilo Naruto) tiveram problemas com seus conteúdos. Porém, mesmo com perdas notáveis, a rede conseguiu recompor com facilidade suas perdas. No outro dia apareceram mais três sites para substituir o LegendaZ, por exemplo. Os uploaders presos? Ninguém sentiu falta deles, porque eles eram uploaders grandes, mas na rede existem milhares de outros uploaders pequenos. Não conheço ninguém que deixou de baixar aquela música porque quem a disponibiliza foi preso.

Cheguei ao ponto que eu queria chegar, a Web sempre se recupera. Sempre. Tanto no caso da Cicarelli, quando no da Federal. Bem, o Senado aprovou um projeto de lei que visa à maior facilidade de se encontrar pedófilos. Até ai tudo bem, causa nobre até. O problema é que a lei possui algumas partes no mínimo preocupantes para nós.

A Lei faz com que os provedores guardem nossas informações por no mínimo três anos, e que eles denunciem pessoas suspeitas para a policia. Ou seja, os provedores terão um poder maior sobre nós, queira você ou não. Quem garante que eles vão denunciar as pessoas certas? Pode parecer assustador, mas aquele cliente chato pode estar na merda agora. Eles querem também conter o avanço das redes de conexão aberta (Wi-Fi), pois supostamente são uma saída para a pirataria. E claro, eles querem banir as redes P2P, estilo Limewire, Emule e afins.

Eles querem manter o controle sobre a rede, sempre quiseram e nunca conseguiram. Acredito que dessa vez não vai ser diferente. Porém, eles estão tratando todos nós como criminosos em potencial, eu não quero pegar uma pena apenas porque baixei uma música do The Killers. Eles não entendem que no mundo moderno o conteúdo é adquirido de graça. Artistas conseguem dinheiro com turnês, com apresentações, não com conteúdo gravado. Por isso que os cantores americanos estão cada vez mais estilosos, participando de turnês mais grandiosas e caras. Eles precisam disso, eles não ganham mais dinheiro com CDs. Com filmes eu até concordo que a pirataria deveria ser barrada, pois eles só podem conseguir dinheiro com venda de ingressos e DVDs...

A internet sempre vence, sempre. Mas essa guerra cada dia fica mais chata. Claro, segundo eles o projeto visa conter apenas a pedofilia, mas uma lei consegue abrir espaço para diversas outras possibilidades e vocês, assim como eu, sabem como funciona a coisa no nosso tão querido Brasil.

Rola uma petição na Internet contra o projeto de lei:
http://www.petitiononline.com/veto2008/petition.html
Visitem para saber mais sobre o caso e para assinar!
A Petição já possui possui mais de 33000 assinaturas, é uma das maiores do mundo e faz pouco tempo que anda circulando na net... Internet é isso pessoal, internet é um mundo cheio de possibilidades, que devem sim ser vigiadas, mas de forma correta!

.....................................................................................

O blog do cara que acabou repercutindo tudo: http://samadeu.blogspot.com/


Resolvi escrever isso depois de ler a matéria do Blogeek. Quem curte games, vale a visita. Me lembro que foi o darkyoshi e o Sneasel que me apresentaram o site na minha época de Gamer Coffee, quando rolou aquele caos sobre as screens vazadas de SF IV (ok, parei de falar sobre isso).
=P
 

10 comments so far.

  1. iti 12 de julho de 2008 às 14:57
    palhaça, meu caro ... essses processos nunca dão em nd msm..


    http://lhmartins.blogspot.com/
  2. Mariana Castela 12 de julho de 2008 às 15:00
    tomara que não dê em nada ..
    todos perderíamos muito !
  3. Unknown 12 de julho de 2008 às 15:05
    Sera q ese tbm vai ser assim?
  4. Ewerton 12 de julho de 2008 às 15:07
    Ah, a justiça sempre corre atrás e paans, mas acaba nao dando em nada.
    Talvez ocorra a mesmaa coisa, mas eu concordo, a rede sempre vence.
    Não existe algo que diz que não é crime você baixar o conteúdo de graça, e sim usaá-lo para fins comerciais?
    Eu também não quero ser preso prq baixei uma música do Simple Plan ou coisa parecida, acho que vai acabar dando em pizza!

    http://peidaesaipoeira.blogspot.com
  5. André Martins 12 de julho de 2008 às 15:22
    A medida é interessante para o combate à pedofilia.
    Não baixo filmes nem legendas pela internet, músicas de vez em quando.. não sei ao certo até que ponto isso me prejudicaria, acho q muito pouco.

    O que assusta é essa vigilância desenfreada.. q tira a nossa liberdade. Espero que eles tenham prudência quanto às denúcias.. caso isso vá pra frente.

    Excelente blog. Parabéns!


    Visite

    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com/2008/07/chega-de-saudade.html
  6. Letícia 12 de julho de 2008 às 16:15
    Cara... eu até concordo com a perseguição de pedófilos e pipipi... Mas é froidz, é perder total liberdade na internet... eu pegaria prisão perpétua por baixar música... ASASHASUHIUASHIASUH
    ;*
  7. DuDu Magalhães 13 de julho de 2008 às 18:30
    hehehe

    Sem noção!

    Isso não vai dar em nada!

    Nem baixo muitas coisas pela net...

    http://visaocontraria.blogspot.com/
  8. a.fê 14 de julho de 2008 às 21:02
    Se fossem prender quem faz download de músicas,filmes e etc, não restaria ninguém no mundo, a não ser nossas avós.
  9. Unknown 16 de julho de 2008 às 23:20
    minha mãe pagaria minha fiança. e.ê
    ela não sabe nem como ligar o PC o.o, e olha que o botão de ligar é bem grande. >.>
    Jamais vou parar de beixar anime da net. e.ê
    não gosto pega eol mermão e.ê
  10. Anônimo 22 de julho de 2008 às 14:09
    oh link do gamer coffe xD
    cade a parceiria haha? XD

    bom, eu vi o seu topico la mas nao tive tempo de responde-lo entao deixarei a parte descutiva para postar la =[

    e eu realmente nao sabia que vc tinha pegado o bloggeek nquela epoca pensei que ja sabia dele antes lol, o blogeek já era pram im tambem xD

    fiquei realmente surpreso por alguem saber dele ainda

    ah e pcn vc esqueçeu de outro picote que vao dar na internet la no governo, só que esse é realmente do mal, quem usar papel de parede do naruto vai ser preso!!! (nao estou aumentando a situação xD)

Something to say?