Vestibular

By PCN

Adrenalina a mil. Engraçado é olhar pra trás e perceber que tudo o que te tirava o sono é fichinha perto disso que você vivencia agora. Triste é saber que isso é apenas o começo, que depois disso esses sentimentos de agonia e incerteza serão muito mais freqüentes.

Vestibular é foda. Uma prova que decide o seu futuro, o seu caminho. Dizem que ficar nervoso é besteira, que vestibular não é nada. Discordo plenamente: No meu caso, é o primeiro desafio que devo cumprir, é a separação entre o meu "eu" adolescente e adulto. Eu sei que terei milhares de outros desafios pela frente, mas esse como sendo o primeiro é o mais assustador.

Apesar de ser assustador, não estou com medo. Eu sei tudo o que passei esse ano, tudo o que vivi, tudo que tive de deixar de lado. Sei que não vou gabaritar a prova, sei que existe SIM a chance real de eu ser um fracasso total. Devo estar preparado, mas nem isso é certeza.

Eu só tenho certeza que independente do que aconteça, eu vou lutar até o fim. Eu posso não ser o mais inteligente, o mais capacitado, mas não vou largar o osso.

Então quero desejar sorte a todos vocês que estão passando pelo mesmo que eu. E quero que vocês também percebam que Física, Biologia ou Matemática são sim matérias complicadas, que a Fuvest vai ser sim uma prova difícil, mas nós somos muitos maiores que tudo isso.
 

8 comments so far.

  1. Willian Ferreira 27 de novembro de 2010 às 10:59
    É exatamente por aí. É difícil, a pressão psicológica é grande, esse simples momento quis acabar com toda a minha vida por um ano... e agora chegou a hora. Não vou desistir, não vou jogar fora tudo o que aprendi e me preparei. É fazer a prova e ver o que sai de lá.
  2. Inez 27 de novembro de 2010 às 23:18
    O primeiro grande problema do jovem é a escolha da profissão e o vestibular é o primeiro grande desafio, é o rito de passagem para a vida adulta.
    O essencial é manter a calma, é ela que garante uma boa parte do rendimento na prova.
    Boa sorte.
  3. Versos Controversos - Alan Salgueiro 28 de novembro de 2010 às 01:34
    No quesito redação, pelo visto, você se sairia bem! Boa sorte e bons estudos, que esteja inspirado durante a prova!
  4. mulherices 28 de novembro de 2010 às 02:46
    Por vezes, acho uma crueldade essa imensa pressão que gente tão jovem sofre, ao prestar vestibular.

    Mas, de certa forma, já é um preparatório para a vida adulta, que tende a ser ainda muito mais difícil.
  5. Marcus Alencar 28 de novembro de 2010 às 09:35
    Gostei muita da sinceridade do seu post e entende bem como se sente, apesar de já ter passado por isso (sou formado) há algum tempo. É uma fase dificil de nossas vidas mas que apesar de toda pressão, de toda parte injusta que é o sistema, ela nos prepara para a vida e nos coloca frente a frente com o queremos. Nos faz decidir se realmente tudo aquilo tem valido a pena. É importante também ressaltar que uma escolha não é sempre definitiva, você pode ter uma segunda chance mesmo quando estiver na faculdade. Pode sair e fazer outra, as vezes a gente pensa que é uma coisa e não é, só na prática, na vivência mesmo pra descobrir.
  6. CAMILA de Araujo 29 de novembro de 2010 às 14:12
    Nem me fale de vestibular .-.
    Ando tão stressada com isso, ainda some isso há um emprego HORRIVEL que vc não vê a hora de meter o pé pq é exculaxado o tempo inteiro, com provas finais da escola. Puuutz! Passei pra um curso que não quero e me confundi com as provas perdendo uma prova de vestibular importante esse final de semana, que por sorte, muito provavelmente vai haver outra... Mas mesmo assim, nada é favorável!

    Sorte pra gente, vestibulandos né.
    Tem que ser muito guerreiro pra aguentar isso. As cobranças, os estudos, as provas e ainda ser sacaneado no ENEM pelo próprio governo que transformou essa prova importante em objeto de sadismo para com os alunos que se dedicam o ano inteiro para serem aprovados em boas universidades.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com
  7. Angélica Nunes 19 de dezembro de 2010 às 00:13
    tudo que já foi alcançado parece mesmo muito simples comparado com o que se corre atrás agora...

    O seu Blog ganhou um Selo Blog kawai!
    http://blogkawai2.blogspot.com/2010/12/selos-selos-que-venham-mais-selos-selo.html

    va pega-lo!
  8. Jeh Pagliai 26 de dezembro de 2010 às 12:17
    Nuss, nem fale... Impossivel ficar calmo, qndo nosso futuro profissional depende de apenas UM exame...

    Beijinhos, adorei...

    ---
    www.jehjeh.com

Something to say?